sábado, 17 de dezembro de 2011

Casa de Passarinho

                                             



Este pequeno serviço foi desenvolvido pela motivação de utilizar minha nova velha Serra Fita tendo pouca experiência na arte de marcenaria utilizei meus instintos mecânicos para fazer algo que a muito queria, uma casinha de pássaros, sendo eu agraciado com a companhia e cânticos ao amanhecer pois são muitos aqui em meu lar.

Comecei o projeto utilizando matérias reciclados até mesmo casca de uma árvore que um vendaval tinha derrubado em meu quintal.

Um projeto em si não existe porque fui seguindo as disponibilidades das madeiras existentes, seguindo este raciocínio fui desenvolvendo os cortes e montando a caixa coisa muito simples e sem esmero devido eu já ter um acabamento em mente e também ainda não ter ferramentas que facilitem um grande esmero no acabamento, coisa que procurarei aprender e utilizar devido eu ter uma tendencia de fazer e ter ao máximo a perfeição exigida em meu trabalho. ( Trabalho )

Relato a baixo alguns passos que utilizei:



Aqui a matéria prima recolhida na rua, pinos de reflorestamento destinado a construção de embalagens para transporte de bens.



















Processo mais adiantado a caixa pronta, lembrando que todo o recorte foi feito em serra fita.





















Na parte superior temos um tampo que servira de alçapão para posteriores acessos para limpeza do ninho que espero seja feito pelos inquilinos esperados.





Todo o processo teve sua fixação utilizando pregos e cola, a foto mostra a instalação de uma das partes do telhado.





Podemos ver três detalhes distintos, acima ao fundo o encaixe do alçapão ao centro a porta de entrada e a baixo o furo feito para o poleiro de entrada.



Furos de ventilação na parte inferior, acredito ser melhor a ventilação ou até mesmo a exaustão de calor excessivo internamente. Em ultima instância saída de emergência de piolhos das AVES.




Detalhe da parte de traz, bem desproporcional mas necessária pelo fato de ser fixado posteriormente em uma árvore.







 O produto final já pronto para a aplicação do acabamento que escolhi, cascas de árvore




















Cascas de Árvore...

O processo de acabamento é um detalhe aparte tendo em vista que minha intenção é utilizar cascas de árvore como já mencionado, que estarei criando um Tutorial de como preparei as mesmas par aplicar na casinha.



Após classificar o material de maneira a facilitar e se enquadrar ao proposito iniciei a fixação com cola e pregos de pequeno porte.


Pregos...


Para acelerar o envelhecimento dos pregos bainhei-os com solução de bateria, e deixei agir por dois dias assim obtendo um aspecto que favoreceu o acabamento.
Os pregos ficaram praticamente imperceptíveis como forma de fixação.
Deve-se tomar cuidado a utilizar tal produto químico.









Podemos ver a colagem e fixação com pregos utilizei vários pedaços de casca sobrepostas para obter o acabamento.

















Já tomando forma, como tinha eu imaginado!
























Aproveitando um capricho da natureza **Furo** para a introdução do poleiro de acesso.
Graveto retirado de árvore.
















A parte frontal quase pronta.



















Para as parte que não foram revestidas utilizei tingidor para aproximar as tonalidade para posteriormente a Natureza se encarregar do resto.















Perfil do produto final, espero que tenham gostado! Sou um aprendiz que acredita que quando queremos podemos fazer só requer tentativas de acertos e erros...

Estarei fixando a mesma em local apropriado, e esperar a natureza agir...

Grato pela visita e lembrando que para melhor visualizar as fotos é só clicar em cima para ampliar.