sábado, 12 de novembro de 2011

Cabo

Para iniciar este espaço com um serviço concreto trago a confecção e restauração dos cabos da Plaina  que restaurei.
Busquei utilizar material reciclado e na busca acabei a encontrar um batente de porta que estava descartado em um entulho, imediatamente recolhi a matéria prima mas não tinha certeza se teria resistência pois não sabia qual era sua espécie só que tinha a espessura e material em abundancia para o que eu pretendia.



Iniciei fazendo um esboço do cabo e perfurando para facilitar os cortes com arredondamento muito agudo para ser cortado com serra (devido sua espessura).
Ao iniciar o corte já me depararei com uma boa resistência da madeira assim vindo de encontro para o proposito que se destinava.



Utilizando uma serra tico tico manual fiz os cortes necessários para encontrar a forma desejada.




Devido a peça ter maior espessura e para facilitar levei-a ao torno para assim facear e chegar a medida pretendida.


Para obter um ponto de referencia para o acabamento utilizai o artificio de copiar em cartolina o perfil da base onde seria instalado o cabo, apos encontrar o perfil e arredondar os cantos em lixadeira utilizei uma esmerilhadeira pneumática com ponta montada de lixa para facilitar o acabamento e possibilitando melhores ajustes, devido ao pequeno diâmetro da lixa e podendo variar sua rotação facilitou em muito o processo.


   

Com o andar do acabamento resolvi melhorar a empunhadura do cabo criando ranhuras para acomodar os dedos que alem de melhorarem o pega deu um melhor visual ao cabo. Processo este que aproveitando-me do pequeno diâmetro da lixa e seu poder de desbaste fiz facilmente.




Após ter encontrado um perfil satisfatório passei a fazer os furos de fixação em furadeira de bancada,utilizando-me de ferramentas simples obtive bom resultado.



Nesta etapa tinha plena certeza que minha escolha de material era acertada e pelo pouco que sei a madeira é IPÊ bom de transformar e com boa resistência mecanica.
Mas ai veio a decepção pois encontrei um problema que inicialmente achei que era a broca que cousou mas ao analisar mais profundamente descobri uma fissura que poderia trazer danos futuros,desta feira reabri ainda mais o pequeno furo para introduzir um novo material e posteriormente dar acabamento, este material colei e recortei até a forma anterior.   





Abaixo temos o resultado final que ficou imperceptível aos meus olhos. 



Feito isto e passado o susto da possibilidade de perca de horas de serviço,resolvi dar mais um toque pessoal a peça resumindo floriando literalmente o cabo, processo que foi feito com um pirografo.




Feito o detalhe dei acabamento inicialmente com cerá automotiva e com mel de abelha, fiz o polimento para ter o acabamento próximo ao desejado.



E por ultimo temos a peça pronta com todos os detalhes e é claro como sempre com o nome do autor do serviço eu mesmo risss.




E para findar dei acabamento no outro cabo que teve sua tinta original lixada e como não poderia deixar passar fiz anéis com o processo de queimar a madeira para obter juntamente com o desenho que fiz um conjunto homogêneo.












Concluo o serviço nesta demonstração de um aprendiz na arte de transformar a MADEIRA em algo útil seguido e claro da recuperação (RESTAURAÇÃO) de uma  ferramenta que para mim trouxe uma enorme satisfação de tela em minhas mãos e poder transforma-la em algo belo aos meus olhos.


by Hotz.
19/09/11.